Share |

Continua a destruição do Património Histórico

Depois de ter decidido demolir o secular edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal continua a sua saga contra o património urbanístico da cidade, autorizando a demolição de um dos mais notáveis edifícios da cidade, próximo do Centro Histórico Pombalino, com indiscutível importância na imagem urbana da cidade.

A demolição do edifício dos Paços do Concelho, o mais importante edifício do conjunto do Centro Histórico Pombalino, tinha sido assumida sem consulta à população e sem ser sequer apresentado o projecto do novo edifício que irá alojar os serviços da Câmara. No concelho vizinho de Tavira, foi há alguns anos efectuada uma consulta popular em que se decidiu não demolir um antigo depósito de água, que se constituíu historicamente como uma das referências da cidade.

O edifício que está agora a ser demolido é um dos poucos edifícios notáveis da cidade, de onde tinham sido já apagados os vestígios dos edifícios associados à tradição conserveira da cidade. Depois dos sucessivos atentados contra o património perpetrados pelo anterior presidente da autarquia, o actual edil parece determinado em destruir definitivamente a imagem da cidade. 

O próximo edifício notável a abater é o do antigo Hospital, que a Santa Casa de Misericórdia de VRSA teve que vender para regularizar a sua grave situação financeira, resultante de muitos anos de má gestão.