Share |

A evidência da erosão costeira

A evidente subida do nível das águas do mar nas praias do sotavento algarvio mostra com clareza o efeito da erosão na costa do Algarve. Entre a Praia Verde e Monte Gordo, o mar subiu pelas areias e, quando a maré enche, deixa muito pouco espaço para as tradicionais sombrinhas e toldos das áreas concessionadas. O mês de Agosto, das multidões que procuram estas praias, será de aperto para conseguir um lugar ao sol.

Se a erosão costeira é um processo natural e inevitável, parece haver evidência científica de que está a ser acelerada pelas alterações climáticas em curso, o aquecimento global do planeta, o degelo dos pólos e a consequente subida dos níveis das marés.

O combate às consequências destas alterações no clima exige respostas urgentes, como sejam as novas formas de mobilidade, com recusro a transportes públicos menos poluentes. Mas nisso, o Algarve é um típico mau exemplo: as alternativas ao automóvel privado são praticamente inexistentes e não se nota que haja qualquer tipo de preocupação com isso.