Share |

Artigos

Janeiro 24, 2026 04:18 PM

O coordenador do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza apela sem hesitações ao voto em António José Seguro na segunda volta das eleições presidenciais, pela “democracia” e contra “a extrema-direita”, reforçando a posição manifestada por Catarina Martins. A candidata apoiada pleo BE reconhece que teve um resultado "muito abaixo" do que esperava mas garante "continuar a lutar" para quebrar tabus em Portugal - "(...) quebrar o tabu de que Portugal há-de ser um país de baixo salário, de que vai continuar a falhar na saúde e na habitação, quebrar o tabu de que uma mulher não pode ser Presidente da República".

"Percebo que todos os democratas fiquem preocupados. Devo dizer-lhes que a resposta adequada é votar na segunda volta em António José Seguro."

(ver interior do artigo)

O Bloco de Esquerda (BE) aprovou o apelo ao voto em António José Seguro contra André Ventura na segunda volta das eleições presidenciais, anunciou o coordenador do partido, que criticou PSD e IL por não tomarem posição.

"Na segunda volta nós vamos ter um confronto entre um candidato pela democracia e um candidato contra a democracia, e neste contexto o Bloco acha absolutamente inqualificável o silêncio das lideranças de PSD e IL", declarou José Manuel Pureza, em conferência de imprensa, na sede nacional do BE, em Lisboa.

Em nome do seu partido, o coordenador do BE expressou uma "crítica muito veemente a essa atitude de equidistância entre o candidato da extrema-direita, o candidato contra a democracia, e o candidato pela democracia".

Janeiro 2, 2026 03:52 PM

2026 começa com os dois pés em Olhão! Catarina Martins, candidata a Presidente da República, vai começar o ano no Algarve, com uma visita ao Mercado de Olhão, amanhã sábado dia 03/01, pelas 9h30m.

Contamos CONTIGO!

Dezembro 17, 2025 11:38 PM

Moção apresentada pelos Unidos Por Portimão - BE.L, na Assembleia Municipal de Portimão a 15/12/2025. Aprovada com a abstenção do PS.

Moção apresentada pelos Unidos Por Portimão - BE.L, na Assembleia Municipal de Portimão a 15/12/2025. Aprovada com a abstenção do PS.

A moção foi aprovada com uma alteração - o prazo de 60 dias abaixo referido passou a ser "para que os Órgãos se pronunciassem acerca do tempo previsto para a sua implementação".

A redação original da moção:

Moção: Transmissão online das sessões públicas da Assembleia Municipal de Portimão
 

Novembro 21, 2025 02:55 PM

Candidato-me para ser a Presidente que cuida da democracia. Uma democracia forte que ocupa todos os lugares da nossa vida. Nas escolas, nas empresas, nos bairros. A democracia ativa que nos convoca em todas as idades e condições. É o tempo urgente desse encontro, de levantar essa torrente. Temos em nós a força para o fazer.

Apresento-me como candidata a Presidente de Portugal com a minha vida e a minha experiência política. Aqui estou inteira, aqui estou como sou.

Intervenção de apresentação da candidatura presidencial de Catarina Martins.

Sou Catarina Martins, 52 anos, do Porto. Mãe de duas filhas e filha de uma mulher e um homem que ajudaram a construir a democracia. Com a minha mãe e o meu pai aprendi desde cedo a empatia, a coragem e a solidariedade. Aprendi que, por muito complexa que seja uma situação, há sempre um critério para a decisão e para a ação: segurar quem está mais frágil. E ganhei asas, o melhor que os pais e a democracia podem dar aos seus filhos. O testemunho que me cabe entregar às minhas filhas.

Tenho a idade do 25 de abril. Estudei na Escola Pública. Dei à luz no Serviço Nacional de Saúde. E porque existe segurança social, tive licença de maternidade. Cheguei depois da revolução e devo-lhe tudo.

Setembro 25, 2025 01:03 AM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 18/09/2025, recomendando que as placas indicativas das carreiras nas paragens do Vai-e-Vem sejam mantidas atualizadas. Aprovada por unanimidade.

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 18/09/2025, recomendando que as placas indicativas das carreiras nas paragens do Vai-e-Vem sejam mantidas atualizadas. Aprovada por unanimidade (após ter sido especificado na reunião que as "entidades competentes" abaixo indicadas eram a Câmara Municipal e a empresa concessionária)

Setembro 24, 2025 11:43 PM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 18/09/2025, recomendando que a frequência da circulação dos Vai-e-Vem não seja reduzida durante as férias. Aprovada com a abstenção do PS e de um membro do CHEGA.

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 18/09/2025, recomendando que a frequência da circulação dos Vai-e-Vem não seja reduzida durante as férias. Aprovada com a abstenção do PS e de um membro do CHEGA.

Assembleia de Freguesiade Portimão

Moção

Frequência da circulação dos Vai e Vem

Há queixas de parte da população que a frequência da circulação de algumas carreiras de Vai e Vem é reduzida para metade na altura das férias escolares.

Ora a altura das férias escolares, se tem menos uso do serviço pelas crianças e jovens, coincide com a época turística, em que também há mais uso por parte de que trabalha na hotelaria e restauração; logo não há razão para supor que haja uma diminuição significativa do potencial número de passageiros.

Agosto 20, 2025 01:33 PM

Infelizmente e injustamente o recurso apresentado pela coligação no sentido de rapidamente ultrapassar a alegada “incorreção na reprodução dos símbolos dos partidos” proponentes (questão de inversão de cores) foi rejeitada, apesar dos três votos vencidos no acórdão.

O Bloco de Esquerda lamenta a inviabilização “preciosista e particularizada” de um projeto cívico que promoveu o diálogo e a conciliação para uma alternativa justa e necessária para responder aos desafios do concelho de Olhão e agradece a todos os aderentes, independentes e apoiantes pela confiança e solidariedade demonstradas ao longo deste processo. Pensamos que a alternativa de concorrer com lista própria à última hora não é coerente com o esforço e trabalho de criação de um programa autárquico unificador que foi acordado na resposta às falhas de governação local do Partido Socialista e ao crescimento da extrema-direita no concelho, proporcionando divisão de votos desnecessária num contexto demasiado problemático. Sendo assim, e tendo em conta as forças políticas concorrentes, apelamos à coerência de voto com base no programa acordado “Unidos somos Olhão”, com esperança na concretização das linhas políticas mestras de atuação e reafirmamos o nosso compromisso de diálogo com a população de Olhão, construindo uma massa militante e ativista em torno das lutas centrais dos nossos tempos.

(ver no interior comunicado da CCC do BE de Olhão)

C O M U N I C A D O DA COMISSÃO COORDENADORA CONCELHIA DO BLOCO DE ESQUERDA DE OLHÃO

 

O Bloco de Esquerda foi decisivo para a construção de um projeto cívico que somasse forças à esquerda para disputar uma alternativa nas eleições autárquicas em Olhão.

Um movimento ancorado na defesa do ambiente, da justiça social, da saúde e da habitação, capaz de responder aos desafios do concelho, às falhas da governação local do Partido Socialista e de resistir ao crescimento da extrema-direita.

Foi com esse objetivo, há já mais de um ano, que o Bloco iniciou um trabalho conjunto e empenhado com os partidos Livre e PAN com vista à criação da coligação “Unidos Somos Olhão”, já apresentada publicamente.

Agosto 2, 2025 02:55 PM

Fruto de uma união tripartidária, necessária e urgente em Olhão (Bloco de Esquerda, Livre e PAN), Alexandre Pereira (PAN) é cabeça de lista, apresentando-se oficialmente como candidato à presidência da Câmara Municipal de Olhão. Pela «justiça social», pela «proteção da Ria» e pela «dignidade de quem vive do mar e da terra» vamos caminhar no sentido certo, até devolver Olhão aos Olhanenses! A defesa da «igualdade, inclusão, e apoio a quem mais precisa» constituem linhas mestras para promover o «direito a viver num concelho saudável, seguro, sustentável e com futuro».

Vamos caminhar no sentido certo, até devolvermos Olhão aos Olhanenses!

(ver no interior desenvolvimento da apresentação)

Anunciando a candidatura à presidência da CMOlhão, como cabeça de lista da coligação  «Unidos Somos Olhão — Caminhar no Sentido Certo», que junta independentes, Bloco de Esquerda, LIVRE e PAN, Alexandre Pereira promete "lutar todos os dias" por um concelho "mais justo e sustentável" 

Com 45 anos, engenheiro do Ambiente e ativista pelos direitos dos animais, Pereira apresenta-se como um candidato movido pela «justiça social», pela «proteção da Ria» e pela «dignidade de quem vive do mar e da terra». Defende ainda «a igualdade, a inclusão, e o apoio a quem mais precisa» e reclama o «direito a viver num concelho saudável, seguro, sustentável e com futuro».

Julho 19, 2025 02:12 PM

Surge hoje uma nova esperança para Olhão: uma aliança de esquerda, com espaço para independentes e cidadãos que se juntam e apoiam uma coligação candidata às eleições autárquicas de 2025. É um caminho tentado e debatido pelo Bloco no contexto das sucessivas eleições para o poder local, procurando consensos e rumos para um desenvolvimento justo e sustentável, urgente no nosso concelho, que finalmente se concretiza!

Sob o lema ‘UNIDOS SOMOS OLHÃO - Caminhar no Sentido Certo’, propomo-nos fazer a diferença!

Se tens sede de mudança, apoia este movimento e muda connosco!!!

(ver no interior comunicado do movimento)

O movimento “Unidos Somos Olhão — Caminhar no Sentido Certo” apresentou-se esta semana como candidato às eleições autárquicas de 12 de outubro, propondo uma alternativa “mais justa, ecológica e democrática” para o concelho, após quase 50 anos de governação pela mesma força política. O projeto é apoiado por PAN, Bloco de Esquerda e Livre e envolve cidadãos independentes, associações locais e membros da sociedade civil.

Em comunicado, os responsáveis pelo movimento sublinham que a candidatura nasce “da escuta, da proximidade, da presença diária no terreno e do compromisso com causas concretas: justiça, ambiente, igualdade e bem-estar”. Entre as prioridades apresentadas estão políticas públicas para garantir habitação acessível, proteger a Ria Formosa e o território, melhorar a saúde de proximidade e reforçar a escola pública enquanto espaço inclusivo.